quarta-feira, 23 de julho de 2008

OS XUTOS E PONTAPÉS E A PERGUNTA DO MENINO DO SORRISO BONITO

Hoje perguntavas-me porque gostava eu tanto dos Xutos e Pontapés.
Bem aqui vai:
Vi o meu primeiro concerto (não por ser o dos Xutos, mas por ser realmente o primeiro de todos) com 7/8 anos e ainda hoje recordo o cheiro da sala, os sons, as vozes e os gritos que misturados com os aplausos fizeram daquele um espectáculo inesquecível. Fui com o Rodrigo que tinha já 8 anos! (esta é a parte onde te ris e me perguntas: “bebé que faziam duas belas crianças num concerto de uma banda Rock?”), e com o João, o pai do Rodrigo (o ir a este concerto foi um presente do dia mundial da criança!).
Durante todo o concerto absorvi e vi tudo o que pode, gravando tudo na minha memória. ESTAVA FASCINADA!
Lembro-me de ver o Tim com óculos, o Kalú com uma bateria manhosa mas afinada, e a maior lembrança é do Zé Pedro (aqui tu dizes: “ tinha de ser o Zé Pedro!”), pois é verdade sabe-se lá porquê foi de todos o que mais me marcou, talvez por ser de todos o que apresentava um aspecto mais rocker, mais forte ao nível de imagem visual e essa grandeza destacava-se.
Depois deste concerto só alguns tempos mais tarde é que voltei a ver novamente os Xutos ao vivo, contudo passei a ouvir as cassetes deles, a ver os programas de tv em que apareciam e a tentar cantarolar as suas músicas.
Com o passar do tempo a menina cresceu!!! E o gosto pelos Xutos tb, o que fez com que juntamente com o Rodrigo inicia-se uma aventura ir ao máximo de concertos dos Xutos que pudéssemos!!! Desta aventura nasceu uma enorme amizade ( e não, não foi com o Rodrigo porque esse, bem esse era mais que um amigo era um irmão), foi com a Sara, bem a Sara era mais velha que eu e o Rodrigo , era do Porto, mas partilhava connosco o enorme gosto pelos Xutos.
Juntos os 3 (da vida airada como nos chamavam) embarcamos numa aventura que nos permitiu crescer a ouvir Xutos, a ver os Xutos e a admirar os Xutos (ao pé de nós ninguém falava mal dos Xutos).
Assisti a não sei quantos concertos (perdi-lhes a conta), vivi milhares de aventuras, fiz várias vezes Portugal de lés a lés para os ver e ouvir (aqui tu dizes:” fogo bebé porquê?”), simplesmente porque os Xutos para mim são mais que uma banda, são a banda sonora da minha vida.
Grandes histórias se passaram, muitas coisas se disseram, mas uma única é que importa: EU GOSTO DOS XUTOS E PONTAPÉS PORQUE BASTA OUVIR A SUA MUSICA PARA ME TRANSPORTAR PARA UM LUGAR FELIZ. Pronto então é assim os Xutos fazem-me feliz, a sua música é assim a modos como que parte de mim.
Não sei se desde aquele concerto, aquele 1º concerto passou algum dia em que não ouvisse pelo menos uma música dos Xutos!
Tenho guardado em mim alguns concertos especiais, dos quais elejo 5: o 1º a que assisti (claro!!!!!), os do Pavilhão Atlântico (que fui os 2 dias!!!) em Outubro de 2004, quando os Xutos comemoravam o 25º aniversário da sua carreira, o do Casino de Lisboa, no dia 13 de Janeiro de 2007 quando comemoraram os seus 28 anos (o último concerto assistido com e pelo Rodrigo, que faleceria 24 dias depois) e o concerto do Campo Pequeno no dia 8 de Dezembro de 2007, que foi um dos dois comemorativos dos 20 anos do lançamento do Circo de Feras, (o último concerto assistido com e pela Sara, que faleceria 7 dias depois na cidade que nunca dorme – Nova Iorque).
Por fazerem assim parte da minha vida É QUE EU GOSTO DOS XUTOS!!!!!!

Esclarecido menino do sorriso lindo?

4 comentários:

Anónimo disse...

Esclarecido


beijo bebé

R

Ju disse...

Eu tb adoro os Xutos, o meu filho de 10 anos adora tb, e no Rock in Rio quis ir no dia deles.
São fantásticos.
B.Ju Mimi, gostei do teu blog

Anónimo disse...

Lembro-me de ti, taõ pequenita na fila da frente com o Rodrigo a saltar ao som deles.

Lembro-me do dia em que timidamente chegas-te ás nossas vidas!!!!

Desde esse dia que nunca mais abalaste. marcaste a ferro e fogo muitas das nossas histórias, ris-te conosco, e principalmente de nós, pois como todas as gajas cabras ris de quem adoras...

lembro-me de uma história que aqui vou partilhar: um dia a caminho de um concerto ias no carro da Sara com ela e com o Rodrigo (os três estarolas de sempre...) e passou um camião de transporte de animais carregadinho de porcos (ainda me lembro do mau cheiro!!!)
e tu não se sabe como conseguiste que o homem parasse o camião para mostrares ao João como é que era um porco acabado de nascer!!!

e nós lá tivemos de apanhar com o cheiro...
e não é que o homem dos porcos nos queria oferecer o leitão...

uma outra história é aquela que mais me comove, aquela em que tiras-te a tua camisola dos Xutos e a ofereces-te a uma menina cigana que o s seguranças teimavam em não deixar entrar (apesar do concerto ser de entrada livre, esta história mostra bem a materia e o caracter de que és feita....

e como diz uma grande pessoa que muito gosto: tu és feita do pó das estrelas por isso irradias brilho celestial..


por tudo o que fizes-te por mim, por teres sempre tempo para me ouvires e ajudares, depois de me teres enconstado á parede e me teres ajudado a renascer só te posso dizer uma coisa: acho que o facto de gostares tanto tanto de Xutos é apenas um reflexo da menina que sempre serás...
mas uma menina que sabe ser uma verdadeira MULHER CORAGEM!

quero tanto voltar-te a ver sorrir como sorrias antigamente, ontem vi um vislumbre, mas não creio que dure mto, pois o encanto rapidamente passa quando paras e pensas...


bjufa cabra
X.

MIMI disse...

Gaja velha e gorda que teima em cantar apesar de eu já te ter dito que cantas mal que F***DS:

tu sabes
tu sabes bem como sou
o que penso
quando penso,
o que digo, quando digo, de quem gosto,
qundo gosto e porque gosto

prometo tentar voltar a sorrir
sabes porque não o posso desde já fazer (e como sabes!!)
mas por agora É BOM SER CHAMADA DE BEBÉ E DE PRINCESA, nem que seja só assim da boca para fora!!!!

BJUFA Ó CABRA VELHA GORDA XATA